Onde comer em Trancoso

Já contei por aqui que Trancoso foi meu destino escolhido para o Réveillon 2020, e confesso que não poderia ter feito escolha melhor: estava espetacular! O Nordeste sempre foi, para mim, incomparável para passar a virada – as praias, o clima, o pé na areia, a galera que frequenta e, principalmente, a vibe garantem que seu ano comece muito bem. Trancoso me surpreendeu nesse verão. Além de todos os pontos acima, o vilarejo está cada vez completo em termos de gastronomia. Reuni nesse post algumas dicas dos locais que visitei nessa temporada e certamente recomendaria para quem está de malas prontas ou planejando embarcar para lá. Aliás, eu também já não vejo a hora de voltar!

El Gordo

O restaurante, localizado dentro da pousada que leva o mesmo nome, é um dos mais conhecidos de Trancoso e foi também o que mais frequentei durante a semana que passei por lá. Na última noite, como havíamos entregado a casa que alugamos por 7 noites, fiquei hospedada ali. O ambiente é um charme e, na minha opinião, ele compensa mais a ida do que a própria comida do local. Com a piscina ao centro e decoração à luz de velas, é uma delícia jantar por lá curtindo a vista, que é de tirar o fôlego.

Camarão com dadinho de tapioca
Polvo com arroz negro

Cantinho Doce

Localizado no Quadrado e sempre lotado, o Cantinho Doce tem mais de 30 anos e oferece gastronomia baiana e internacional. O local costuma ter música ao vivo e é famoso também pela variedade de cachaças disponíveis e pelos seus drinks, que fazem com que os jantares às vezes se estendam por horas, já que as turmas custam a deixar o local. Por esse mesmo motivo, às vezes pode ser bem difícil conseguir uma mesa e o atendimento acaba ficando um pouco a desejar.

Capim Santo

Mais um clássico do vilarejo. O restaurante da Pousada Capim Santo possui filiais em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas nasceu em Trancoso em 1985. O ambiente é super aconchegante e a cozinha é saudável, deliciosa e utiliza ingredientes brasileiros. Não deixe de provar o brigadeiro de capim santo!

Expresso com brigadeiro de capim santo

Favoritto

Foi com certeza um dos meus favoritos! 🙂 O ambiente é uma delícia: além das mesas externas, no próprio Quadrado, o restaurante tem um terraço interno super aconchegante. Fui apenas uma vez, bem tarde, e por isso, mesmo não tendo reserva, não precisei esperar por uma mesa. Para mim, foi a melhor comida da viagem. Eu que amo polvo, pedi o prato em uns cinco restaurantes diferentes, mas o do Favoritto com certeza marcou – pelo acompanhamento (um arroz negro mara) e pela consistência.

Camarão grelhado com purê de couve-flor e leite de coco, molho de ervas, acelga crocante e crisps de parma
Polvo com arroz negro, vinagrete morno de aceto e tomate assado

Jacaré do Brasil

Logo na entrada do Quadrado, o Jacaré vive lotado e possui uma variedade de drinks deliciosos. Não cheguei a comer por lá desta vez, mas fui algumas vezes após o jantar e sempre estava super agitado. Neste ano, o bar anexo ao restaurante ficava aberto até às 4h da manhã, com DJ e uma galera bem animada!

Estrela D’Água

Localizado de frente para a praia, o restaurante da pousada Estrela D’Água também está entre os meus preferidos. Eu tinha alguns amigos hospedados por lá nesta temporada, mas mesmo quem não estiver no hotel, pode reservar e aproveitar o restaurante e bar do local com uma consumação mínima. Vale super a pena pegar um day use para curtir a praia, que conta uma das melhores estruturas e serviços de Trancoso.

Pousada Tangará

No mesmo esquema da Estrela D’Água, a Pousada Tangará oferece day use mediante uma consumação mínima (nessa temporada era de R$ 300,00/pessoa) e também conta com uma boa estrutura para quem deseja aproveitar a praia. Confesso que não amei a comida, mas os drinks estavam bons e o ambiente é uma delícia.

Camarão crocante

Rio da Barra Villa Hotel

Assim como nas pousadas anteriores, para acesso ao Rio da Barra Villa Hotel é necessário uma consumação mínima. Vale ir cedo para curtir o dia na praia, desfrutando dos aperitivos e drinks do bar e, depois, almoçar no restaurante que oferece frutos do mar frescos num ambiente super agradável.

Praia das Tartarugas

Poderia dedicar um post inteiro a esse local. Com acesso pelo condomínio Terravista, a praia é regularmente visitada por tartarugas e por isso leva esse nome. O restaurante é fantástico: são vários bangalôs com vistas incríveis ou espaços super aconchegantes com esteiras na grama. Dá vontade de passar um dia todo só curtindo a paisagem! A comida é ótima, desde as entradas aos pratos principais, há uma grande variedade de drinks e o atendimento é o melhor que tive em Trancoso! Na alta temporada, precisa de reserva e a consumação mínima varia de acordo com o espaço que você escolher – para as esteiras na grama, por exemplo, a consumação era de R$ 600,00 para duas pessoas.

Pastéis de bobó de camarão e requeijão do norte
Polvo com abóbora
Bobó de lagosta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *